Onboarding de Documentos do Comercial

Análise de crédito imobiliário com agilidade, eficiência e segurança na Direcional.

Cliente

Direcional Engenharia

Segmento

Construção Civil

Solução Base2

Desenvolvimento

Localização

Belo Horizonte, Minas Gerais - BR

Direcional Engenharia

A Direcional é uma empresa fundada em Belo Horizonte e possui 40 anos de história, fazendo com que os brasileiros realizem a conquista da casa própria.

A empresa é hoje referência em empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida,  atuando em todas as três faixas do programa e ajudando famílias com renda de até 8 mil reais por mês a terem acessos aos subsídios e condições de financiamento que só são possíveis por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Da incorporação à construção, a Direcional atua com responsabilidade, qualidade e compromisso, oferecendo empreendimentos pensados para cada perfil de cliente, valorizando os condomínios com projetos modernos e funcionais, superando as expectativas.

Desafio encontrado

Na Direcional, existe um complexo processo de análise de documentação de clientes para liberação de crédito imobiliário. Até então, os funcionários do cliente realizavam o processo todo manualmente. Os documentos eram enviados ao corretor que ficava responsável pelo processo de análise de crédito. Além de ser um processo demorado, possuía sérios riscos de falhas ao longo das tarefas, dentre elas a perda de documentação, fora a perda de prazo devido ao tempo gasto.

O objetivo do projeto foi criar uma plataforma para otimização de todo esse processo. 

Solução Apresentada

Foi desenvolvido um sistema web/app onde o cliente da Direcional passa por uma série de perguntas e, a partir de suas respostas, são determinados os documentos que o mesmo deverá apresentar para começar sua avaliação de crédito.

O formato de aprovação e reprovação de documentos fica por conta das áreas responsáveis. Se o documento recebido possui qualidade ou não e, caso o mesmo seja reprovado, é retornado para o cliente/engenheiro onde pode refazer o upload do documento de forma válida, de maneira prática e rápida.

Tecnologias envolvidas

Utilizamos das melhores práticas de desenvolvimento, qualidade de software e devops. O projeto foi desenvolvido tendo como base a nossa parceria com a AWS. Sendo assim, nossos servidores estão todos hospedados na nuvem, utilizando containers docker e a API Gateway Sensedia. A interface web fica disponível na CDN AWS CloudFront.

Para o Portal do Cliente, na versão web, estamos utilizando a linguagem React, e para o mobile estamos utilizando a React Nactive. Para o desktop estamos utilizando o C#. net core.

Além disso, foram utilizadas ferramentas de monitoramento, análise estática do código, bem como automação de testes. Dentre os principais players, destacamos o Selenium, Appium, Restsharp, Azure Test Plan, Azure, CloudWatch, DataDog e Sonar. 

Resultados Gerados

Apesar de estar ainda em fase piloto, o projeto já trouxe resultados satisfatórios aos usuários finais, trazendo agilidade e praticidade às rotinas realizadas. Um benefício extra apresentado é que o processo automatizado beneficia diretamente o meio ambiente, confirmando o compromisso da Direcional para as questões de sustentabilidade.

Confira outros cases

Melhores recursos que tornam
tudo mais fácil

Veja como as soluções tecnológicas da Base2 impactou positivamente vários negócios e em diversos segmentos.

Casas
da Água

Como APM permitiu diagnosticar e detectar falhas de performance no sistema ERP.

Performance

Portal do Cliente Direcional

O novo portal é uma tecnologia de propriedade da Direcional preparado para integrar com todas as novidades que o mercado oferece.

Desenvolvimento

Ribczuk
Advogados

Conquistando a Eficiência Jurídica:Como a Automação RPA Revolucionou o Preenchimento e Retificação de Dados no eSocial.

Automação RPA