A nota de seu aplicativo na loja é a primeira informação que seu cliente irá ver na hora de fazer o download. Por isso é muito importante para o app uma avaliação alta para deixar uma boa primeira impressão. Mas como podemos melhorar essa nota? Em seguida, apresentaremos um conjunto de técnicas para garantir que a qualidade real de seu aplicativo esteja refletida nas vitrines das lojas.
- Em primeiro lugar, o aplicativo deve atender às necessidades do seu cliente de uma maneira fácil e intuitiva. Sem bugs ou crashes que interfiram o usuário em fazer o que ele precisa dentro do app.
- Deve-se utilizar de boas práticas em cada etapa do desenvolvimento do software.
- Elaboração de um código limpo, simples e estável.
- Testes de QA amplos em funcionalidades novas e de regressão para garantir o funcionamento de funcionalidades existentes.
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Criar grupos de teste de homologação e de teste beta para testar mudanças em um conjunto controlado de usuários.
Depois de ajustado o app, é necessário perguntar para seu usuário o que ele acha do app e convidá-lo a fazer sua avaliação na loja. Isso porque, sem a busca ativa pela avaliação de seu cliente, ocorre o efeito da minoria barulhenta. Sem um pedido explícito, somente pessoas com experiências extremas vão à loja deixar sua avaliação, o que normalmente quer dizer depois de bugs, falhas ou frustrações, empurrando a nota para baixo. Quando se busca proativamente por avaliações, esse efeito é reduzido e a nota do app na loja passa a refletir melhor a experiência real do usuário.
É importante se atentar para quando pedir pela avaliação. Não devemos interromper o usuário durante qualquer fluxo, ou logo após um erro. Uma sugestão é a de esperar o usuário finalizar algum fluxo comum antes de apresentar um pop-up pedindo por avaliação, se o usuário se recusar a avaliar, essa pergunta não deve aparecer novamente. Vale ter em mente que cada aplicativo é diferente e é a equipe de desenvolvimento a mais capacitada para avaliar quando apresentar um convite de avaliação para o cliente.
Agora que seu app recebe mais avaliações, você ainda receberá algumas avaliações negativas. Você tem que ficar atento e tratá-las em três âmbitos: sanar o problema que o cliente que deixou a avaliação negativa está tendo e convidar ele a editar sua avaliação. Evitar que outros clientes encontrem o mesmo tipo de erro e projetar novas funcionalidades para melhorar o aplicativo.
Com essas estratégias, você terá um loop de feedback completo para melhorar o seu aplicativo e, consequentemente, a nota dele nas lojas.