Todos os dias são lançados milhares de novos aplicativos no mercado. Porém, para fazer com que um aplicativo se torne um sucesso é preciso conquistar o público. Para que a aceitação do aplicativo seja positiva é necessário ter atenção a algumas características, como a usabilidade, a execução de testes com diversos tipos de pessoas e dispositivos, etc.
As possíveis dificuldades que as pessoas encontram para utilizar o aplicativo e o tempo que demoram para executá-lo novamente também são fatores que fazem muita diferença nesse processo de aceitação. Confira a seguir as principais dicas para que o seu aplicativo atinja o sucesso!
A importância da aceitação do aplicativo
Antes de conhecer as dicas é necessário entender melhor o mercado e a importância da aceitação do aplicativo pelo público. O mercado de aplicativos é extremamente competitivo e, principalmente para os aplicativos móveis, não é nada anormal que a concorrência seja formada por empresas do mundo inteiro.
Sendo assim, além de fazer com que o aplicativo funcione bem tecnicamente, também é preciso agradar aos usuários, pois, caso eles tenham experiências negativas com o aplicativo, mesmo que seja no primeiro uso, eles podem nunca mais voltar a executá-lo.
Por isso, é necessário que o app seja testado e avaliado completamente, para que existam mais chances de conseguir atingir o sucesso na aceitação do aplicativo.
Garantir o funcionamento do aplicativo
Antes de mais nada, o aplicativo precisa funcionar extremamente bem. É preciso executar um processo diversificado de testes com diversos usuários, dispositivos e sistemas operacionais diferentes para que, após o lançamento, as chances de ocorrerem bugs sejam menores.
Uma estratégia muito eficaz para esse tipo de situação é o crowdtesting. Nesse modelo, usuários reais testam o aplicativo utilizando seus próprios dispositivos em ambientes variados para o teste das suas funcionalidades, tentando identificar bugs ou sugestões de melhorias.
Executar testes de usabilidade
A usabilidade diz respeito à facilidade que os usuários têm ao usar um aplicativo. Dentro desse contexto, são avaliadas diversas características como, por exemplo, o design do aplicativo, a facilidade que os usuários possuem ou não para aprender a utilizá-lo, a quantidade de tempo que o aplicativo demora para executar as suas funcionalidades, a interatividade do mesmo, etc
Devem ser elaborados testes para que essas características sejam avaliadas com seriedade pois, atualmente, a usabilidade de um aplicativo pode ser a principal causa do seu sucesso ou fracasso.
Base de dados
Praticamente todos os softwares têm uma base de dados por trás, que coletam e organizam dados de forma a gerar informações de maneira implícita (para uso do próprio programa) ou explicita (para o usuário). É preciso avaliar se eles estão sendo coletados de maneira correta, entender se existe alguma informação que esteja se perdendo, se as querys existentes estão sendo executadas corretamente e no tempo certo, ou seja, se todo o processo está fluindo como deveria. Falhas nas bases podem comprometer o funcionamento da aplicação.
Coletar e mensurar estatísticas de uso
Para que seja possível traçar um perfil dos usuários do aplicativo, é preciso coletar e avaliar algumas informações importantes como por exemplo o tempo entre os acessos do usuário, a quantidade de acessos por dia, o tempo que o mesmo permanece com o aplicativo em execução.
Esse tipo de informação ajuda bastante a entender melhor a realidade de uso do aplicativo, além de servir como base para se desenvolver melhorias e apurar os resultados de aceitação do aplicativo.
Enfim, para aumentar a aceitação do aplicativo pelo público, é necessário entender que, além de funcionar bem, o aplicativo precisa ser bonito, fácil de ser utilizado e divertido, para que agrade os usuários, gere experiências e feedbacks positivos, podendo assim alcançar o sucesso!
Agora que você já conheceu as principais dicas para aumentar a aceitação do aplicativo pelo público, aproveite para saber quais são os critérios de qualidade para aceitação de um aplicativo.
Conte com quem realiza testes de software há mais de 10 anos e possui uma comunidade com mais de 30 mil testadores. Entre em contato e agende uma conversa.