Blink Telecom

Ultravelocidade no Desenvolvimento do app Minha Blink

Cliente

Blink Telecom

Indústria por vertical

Telecomunicações

Solução Base2

Desenvolvimento e Ux/Ui Design

Localização

Belo Horizonte, Minas Gerais - BR

Blink Telecom

A Blink surgiu de uma fusão entre três empresas – Blink Telecom, Telecom Dados e Tremnet.

Como uma empresa jovem e inovadora no setor de telecomunicações, a Blink está expandindo rapidamente, já presente em 13 cidades mineiras e em constante crescimento. Em seu DNA, a empresa tem o compromisso de reinventar a maneira como a conexão é oferecida, indo além do simples fornecimento de internet.

A equipe da Blink trabalha incansavelmente para superar as expectativas dos clientes, proporcionando um atendimento premiado e personalizado.

Em 2023, a Brasil TecPar, uma das principais empresas de telecomunicações do país, com quase 30 anos de experiência e presença nacional, reconheceu na Blink um parceiro estratégico para sua expansão no mercado do sudeste. Com isso, a Blink tornou-se parte do grupo Brasil TecPar, reafirmando seu compromisso de continuar sendo líder no mercado mineiro, agora com uma presença nacional mais ampla e uma estrutura ainda mais sólida.

Desafio encontrado

A Blink nos procurou com um grande desafio, criar um aplicativo com prazo curto de desenvolvimento de apenas um mês. Sabíamos que estávamos diante de um desafio extraordinário. Esse cronograma reduzido nos forçou a otimizar cada fase do processo de desenvolvimento para garantir que o produto final fosse entregue no prazo.

Inicialmente a Blink nos apresentou um layout que não atendia às necessidades reais do usuário. Com o compromisso de oferecer a melhor experiência possível, propusemos um redesenho completo do aplicativo. Isso nos levou a uma revisão completa do design, expandindo o escopo do projeto. Adaptamos rapidamente nossa abordagem para incorporar essas mudanças, mantendo sempre o foco na qualidade e na experiência do usuário.

Era crucial que o aplicativo fornecesse informações precisas sobre o cliente, incluindo dados como velocidade e consumo tanto da internet residencial quanto da internet móvel. Esses dados são altamente dinâmicos e específicos, mudando constantemente de acordo com o comportamento do cliente. Isso representou um dos desafios mais complexos do projeto, exigindo soluções técnicas meticulosas para garantir a precisão e a atualização constante dessas informações

Design Ux/Ui

Desenvolvemos experiências únicas, com as melhores práticas de usabilidade e tecnologia de ponta. 

Solução

Objetivo

Desenvolver um aplicativo para Android e iOS que capturasse a essência da Blink, refletindo sua modernidade e ultravelocidade. Principais funcionalidades: visualização de faturas, consumo da internet móvel e residencial, velocidade da internet móvel e residencial, contratação de serviços através de uma vitrine virtual, acesso ao Blink Play e Blink Multi. 

Solução Entregue

O processo foi estruturado em duas etapas distintas: a primeira focada no design de interface e a segunda no desenvolvimento da aplicação.

Na fase de design de interface, realizamos em colaboração com a equipe da Blink um levantamento de requisitos do sistema, informações sobre os produtos e negócios, funcionalidades, estratégias, público-alvo, dores e necessidades dos clientes. Priorizamos o Design System* e incorporamos a linguagem visual conhecida como Glassmorfismo**, uma abordagem de design que emprega elementos transparentes como vidro com diferentes texturas. Essa escolha foi feita para expressar o conceito de tecnologia, modernidade e ultravelocidade da Blink e de sua mascote Íris, criando uma experiência alinhada com os conceitos da marca e envolvente para os seus usuários.

Durante o desenvolvimento da aplicação, optamos pelo uso do React Native devido à sua capacidade de fornecer um único código para Android e iOS. Para facilitar o envio e a impressão de faturas, utilizamos a biblioteca react-native-share. A integração de dados foi realizada via API.
Desenvolvemos uma vitrine do zero para apresentar os planos residenciais, móveis e combos, proporcionando uma experiência personalizada aos usuários. Além disso, criamos uma API para fornecer um FAQ dinâmico, eliminando a necessidade de atualizações frequentes do aplicativo.
Implementamos um canal de atendimento direcionado para o WhatsApp, garantindo uma comunicação rápida e eficaz para os usuários. O maior desafio foi criar um algoritmo do zero para representar as informações de consumo e velocidade em um gráfico animado, amigável e de fácil compreensão. Este algoritmo preenche automaticamente o gráfico com as informações específicas de cada usuário, oferecendo uma experiência personalizada e intuitiva.

Atualmente, estamos utilizando uma camada para consumo de dados incorporada a uma interface amigável e integrada a uma API. Nela, será implementado um processo de tratamento de dados com o objetivo de simplificar e agilizar as tarefas de manutenção.

* Design System, Design System é uma coleção de componentes reutilizáveis com padrões estabelecidos, os quais são combinados e alinhados com a identidade e o conceito da marca.

** Glassmorfismo, é uma tendência visual de design utilizada por grandes players como a Microsoft

Conclusão

O aplicativo Minha Blink já está disponível na Apple Store e Google Play, acumulando mais de 5 mil downloads. Atualmente, possui uma classificação média de 4 estrelas na Apple e Play Store. O aplicativo tem recebido muitos elogios por proporcionar aos usuários acesso fácil a informações essenciais sobre seus planos, facilitando pagamentos e recargas, além de oferecer atendimento personalizado via WhatsApp.

É fundamental destacar que, além de sua estética atraente, o aplicativo reforça a identidade da marca, possui interface de fácil usabilidade para o usuário e segue as melhores práticas de UI de e desenvolvimento.

Está sendo um suporte fundamental para a aquisição de novos clientes e crescimento da Blink.

Confira outros cases

Melhores recursos que tornam
tudo mais fácil

Veja como as soluções tecnológicas da Base2 impactou positivamente vários negócios e em diversos segmentos.

Casas
da Água

Como APM permitiu diagnosticar e detectar falhas de performance no sistema ERP.

Performance

Portal do Cliente Direcional

O novo portal é uma tecnologia de propriedade da Direcional preparado para integrar com todas as novidades que o mercado oferece.

Desenvolvimento

Onboarding de Documentos
do Comercial

Análise de crédito imobiliário com agilidade, eficiência e segurança na Direcional.

Desenvolvimento