Modelo de Maturidade Base2 - Certificações de Qualidade em Testes e Desenvolvimento

No cenário empresarial atual, as organizações de Tecnologia enfrentam desafios complexos e constantes mudanças. Para atender às demandas crescentes e garantir a eficiência operacional, as empresas precisam adotar abordagens estratégicas para avaliar, desenvolver e aprimorar suas práticas internas. 

Ao longo deste post, iremos explorar as certificações obtidas pela Base2, como por exemplo TMMi, MPT.Br, CMMi e MPS.BR. Contando também com a certificação ISO/IEC 25010, que visa avaliar a qualidade do produto final.

Modelos de Maturidade em testes:

TMMiA Fundação TMMi é uma organização sem fins lucrativos que apoia organizações em todo o mundo a melhorar seus testes de software e sistemas e a alcançar níveis mais elevados e sustentáveis ​​de qualidade de produto para os sistemas que desenvolvem e mantêm.

TPI – O modelo de Melhoria de Processo de Teste da Sogeti, TPI, reflete as mudanças na dinâmica de negócios e nos desenvolvimentos tecnológicos atuais. O modelo fornece uma melhor compreensão da correlação entre o seu processo de teste e os processos adjacentes. Ajudando a discutir e abordar questões para melhorar o processo geral de software.

TMap/ TMap NEXT – O TMap, Metodologia Líder Mundial para Testes Estruturados de Software Baseados em Risco da Sogeti, oferece uma abordagem abrangente e consistente para gerenciamento, execução e garantia de qualidade de testes de projetos e programas, adequada para todos os tipos e tamanhos de organizações. 

MPT.Br – O modelo MPT.Br, criado e mantido pelas instituições SoftexRecife e Riosoft, vem como uma solução nacional, com foco nas características e necessidades das pequenas e micro empresas desenvolvedoras de software. Com baixo custo de implementação, comparada com modelos internacionais, é totalmente aderente às metodologias ágeis.

Apesar dessas características, o modelo foi baseado em modelos de referência internacionais, tais como: TMMi, TPI, CMMI, entre outros.

Modelos de Maturidade em desenvolvimento:

CMMi – O CMMi representa uma abordagem para aprimoramento de processos, proporcionando elementos importantes para a eficácia de processos dentro das organizações. Este modelo pode ser aplicado para orientar melhorias em processos em projetos específicos, divisões ou em toda a estrutura organizacional. 

MPS.BR – O MPSBR, Melhoria do Processo de Software Brasileiro, é uma iniciativa da Softex em colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Sua meta é aprimorar a capacidade de desenvolvimento de software.

Certificações ISO:

A ISO/IEC 25010:2011 é uma norma internacional que define um conjunto de requisitos e diretrizes para avaliar a qualidade de produtos de software e sistemas de informação. Ela substituiu a norma ISO/IEC 9126 e estabelece o modelo de qualidade de software SQuaRE (Software Product Quality Requirements and Evaluation). A norma ISO/IEC 25010:2011 define oito características de qualidade do produto de software, incluindo funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade, portabilidade, compatibilidade e segurança. 

  •  ISO/IEC/IEEE 90003 (Software Engineering)

A ISO/IEC/IEEE 90003 é uma norma internacional que fornece diretrizes para a aplicação da ISO 9001:2008 em software de computador. Ela é voltada especificamente para organizações que buscam adotar um sistema de gestão da qualidade conforme especificado pela ISO 9001, mas que estão envolvidas no desenvolvimento, fornecimento e manutenção de software.

  • ISO/IEC/IEEE 12207:2017 – Systems and software engineering / Software life cycle processes

A ISO/IEC/IEEE 12207:2017 é uma norma internacional que fornece diretrizes para os processos do ciclo de vida do software. Ela aborda diversas atividades relacionadas ao desenvolvimento, aquisição, fornecimento, operação, manutenção e descarte de software. A norma visa garantir a qualidade, eficácia e consistência dos processos ao longo de todo o ciclo de vida do software.

Os Modelos de Maturidade emergem como ferramentas valiosas, oferecendo uma estrutura sistemática para avaliar e aprimorar a capacidade e eficácia das Empresas de Tecnologia. O modelo de maturidade visa proporcionar uma visão abrangente e holística do estado atual da empresa, identificando áreas de melhoria e estabelecendo um caminho claro para o desenvolvimento contínuo.

Compartilhar:

Categorias

Alocação de Profissionais

Equipe completa para desenvolver seu projeto do início ao fim. Profissionais da Base2 são disponibilizados para integrar seus times de desenvolvimento de software.

Últimos Posts

  • All Post
  • Alocação
  • Auditoria de Software
  • Automação
  • Crowdtest
  • Desenvolvimento
  • Design Ux/Ui
  • Performance
  • Qualidade de Software
  • Tecnologia
  • Test Labs
  • Testes de Software
  • Todos os Cases
  • Todos os Posts
Base2 Tecnologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.